O Festival Silêncio é a celebração da palavra enquanto unidade criativa, veículo do pensamento e da criação.
O Festival tem lugar no Cais do Sodré, eixo da Rua de São Paulo/Rua da Boavista, entre os dias 28 de Setembro e 1 de Outubro e é um convite aberto à participação, transdisciplinaridade, inovação, experimentação e criação.

Tendo como premissa o diálogo entre diferentes expressões e saberes, o Festival Silêncio é a celebração da palavra como unidade criativa: a palavra como ponto de partida para a criação, como objecto artístico e como veículo para chegar a novas narrativas.
O evento volta a ocupar, ao longo de 4 dias, as ruas e os espaços comerciais e culturais do bairro em mais de uma centena de actividades multidisciplinares envolvendo música, performance, conferências e debates, cinema e artes plásticas.

O Festival Silêncio é cinema, concertos, conversas, espectáculos, exposições, feiras, intervenções e workshops. É na rua, nas fachadas, nas montras, nas galerias, nos cafés, nos clubes, no museu, na praça.

O Festival Silêncio é a festa da palavra dita, escrita, pensada, encenada, cantada, musicada, filmada e ilustrada.

É um convite à cidade de Lisboa, é de todos e para todos.

Objectivos:

1. Celebrar a palavra como unidade de criação e conhecimento e incentivar a transdisciplinaridade, com uma aposta clara na reflexão, pesquisa, experimentação e inovação artísticas, facilitando a criação de novas ideias e a sua implementação através da colaboração e participação cultural ativa.

2. Assegurar uma programação diversa e inclusiva que promova a proximidade e o diálogo entre audiências, artistas, produtores e agentes culturais, potenciando iniciativas em que o público possa ter um papel activo na construção e na criação do Festival.

3. Desenvolver e assegurar um modelo de festival comunitário que, estimulando novos modos de participação cultural ao nível do bairro, contribua para o desenvolvimento de novas dinâmicas de proximidade local e potencie um sentimento colectivo de pertença, de participação comunitária e de solidariedade cultural.


O Bairro

A edição de 2017 do Festival Silêncio tem lugar no bairro do Cais do Sodré, eixo de São Paulo/Rua da Boavista, onde os diferentes espaços habitados se tornam palcos e espaços de programação e intervenção cultural. Exceptuando algumas actividades de formação e workshops, a programação é de acesso gratuito, estimulando diferentes dinâmicas de proximidade e de transmissão social e cultural, entre o bairro, os participantes e o público em geral.


As Parcerias

O conceito programático do Festival Silêncio tem como premissa o diálogo interdisciplinar e tem como eixo temático as possibilidades da palavra, enquanto unidade e logos criativo. A programação do festival resulta do envolvimento comum e do contributo de dezenas de parcerias com vários agentes culturais, unidos em torno da criação de um programa que é um diálogo aberto com os participantes, o comércio local, os visitantes e os moradores.

Entre parcerias estratégicas, parcerias de programação, parcerias de divulgação ou parcerias de natureza logística, é criada uma rede de parceiros que integra espaços de comércio e de programação local, assim como diferentes projectos, plataformas e instituições culturais, de âmbito local e nacional.

Esta rede de parcerias e as sinergias criadas tornam o festival um pólo de visibilidade e dinamização de projetos e ideias e um ponto de encontro entre todos os participantes, visitantes e curiosos.


Os Ciclos

O Ciclo Palavra apresenta propostas que desafiam ou refletem sobre a polissemia da palavra, numa tentativa de desdobramento artístico dos vários conceitos nela encerrados.

O Ciclo Autor distingue a obra de um autor, mestre e artesão da palavra, como ponto de partida para um conjunto de propostas que são, elas próprias, uma reflexão e uma ressignificação das possibilidades da palavra autoral.



Equipa Festival Silêncio 2017:

Gonçalo Riscado: Gestão e Programação; Alexandre Cortez: Programação; Marta Gamito: Coordenação de projeto e Programação; Pedro Azevedo: Programação musical;

Débora Marques: Direção de produção; Rita Queiroga, Sara Cunha, Silvia Costa, Inês Balixa, Marta Faustino, Rita Draiblate, Tânia Sousa, Alexandra Tavares e Lígia Cerqueira: Produção

Sara Pita: Direção de Comunicação; Ana Viotti, Beatriz Vasconcelos, Raquel Candeias e Mónica Marques: Conteúdos de Comunicação.


Contactos:

Festival Silêncio
Travessa dos Remolares, n 11, 2 Esq
1200 Lisboa
Office: 21 343 01 07
Para sugestões de programação: festivalsilencio@ctlisbon.com
Entrevistas e informações:sara.pita@ctlisbon.com

PROJETO E PRODUÇÃO:

CTLnovo1


APOIOS INSTITUCIONAIS: 

Logo CML novo vert


JUNTA FREGUESIA MISERICORDIA

PARCEIROS ESTRATÉGICOS:

CFP Marca Hor CMYK Positivo

Logo FJS website


PARCEIROS DE PRODUÇÃO:

Untitled 2

egeac