setembro, 2017
Detalhes do Evento
As Revistas Literárias de carácter independente sempre foram um barómetro da produção literária nas áreas do ensaio, crítica, ficção e poesia. São assim um testemunho de uma determinada época, um
Mais
Detalhes do Evento
As Revistas Literárias de carácter independente sempre foram um barómetro da produção literária nas áreas do ensaio, crítica, ficção e poesia. São assim um testemunho de uma determinada época, um retrato do pulsar e das tensões sociais e culturais, muitas vezes identificadas com os movimentos literários, manifestando ideais, estilos, críticas e opiniões. São ainda um veículo de correntes estético-literárias, apresentando geralmente uma visão analítica da produção nacional e internacional.
Em Portugal, ao longo do séc. XX e até à revolução de Abril, foram várias as revistas que deram voz aos autores que lutavam contra o regime tornando-se assim um veículo de opinião de poetas e escritores que ali encontraram uma forma de fugir à censura publicando textos que, de outra forma, dificilmente seriam editados.
Esta terceira edição de ‘O Mundo Não se Fez Para Pensarmos Nele’ realizada em parceria com ‘Os Poetas do Povo’ e com a “EC.ON-Escola de Escritas” terá a coordenação do escritor Luís Carmelo, e será constituída por seis sessões que decorrerão no Clube Tóquio, na Rua Nova do Carvalho, 12, em Lisboa.
A “Orpheu – Revista Trimestral de Literatura”, publicada em Lisboa em 1915, teve apenas dois números, sendo o terceiro número cancelado por falta de financiamento. A sua influência foi duradoura, sendo ainda hoje referenciada como introdutora em Portugal do movimento modernista. O seu vanguardismo inspirou, posteriormente, os movimentos literários renovadores da literatura portuguesa.
Raquel Nobre Guerra, Luís Carmelo, Nuno Miguel Guedes
Hora
(Sábado) 17:00 - 19:00
Localização
Tokyo
Rua Nova do Carvalho, 12