Isto não é um filme. É um poema
O Poetryfilm é um género híbrido entre a poesia e o cinema, que incorpora a imagem e o poema em peças audiovisuais únicas.
Não obstante os diferentes formatos e categorias que o género pode assumir, o PoetryFilm deve ser sempre livre e conseguir transportar-nos para dentro do poema, vivenciá-lo, a partir de imagens e sons que sejam parte de uma experiência audiovisual. Por isso, pode recorrer a elementos narrativos, como a poesia dita, ao uso da imagem do poeta ou o do declamador em discurso direto ou não, ao uso de poesia escrita, música ou ambientes, e ainda ao uso de pura imagem, sem linguagem dita ou escrita.
Este é, enfim, um grande e misterioso universo poético que busca, através de imagens e de pura linguagem fílmica, uma experiência de absoluta poesia.
ISTO NÃO É UM FILME. É UM POEMA.
“Isto Não É Um Filme. É Um Poema.” é um ciclo de PoetryFilm organizado pelo Festival Silêncio, em Lisboa e é o resultado natural de um trabalho iniciado em 2011, com a criação do Filmagens, o primeiro concurso Internacional de PoetryFilm realizado em Portugal, que pretendia promover e incentivar a produção de curtas-metragens independentes que tivessem a palavra e a poesia como mote.
Com curadoria de Alexandre Braga, “Isto Não É Um Filme. É Um Poema.” surge desde 2015 com um novo objetivo: o de se estabelecer como principal plataforma do género PoetryFilm em Portugal.
Com um claro crescimento exponencial desde então, honra-nos termos tido mais de 150 inscrições internacionais e cerca de 50 inscrições nacionais nesta edição de 2017, o que nos afirma como um festival de ‘poetryfilm’ com dimensão e ambição internacional, sendo que já fazemos parte da agenda do ‘poetryfilm’ universal.
Nos dias 29, 30 de Setembro e 1 de Outubro a partir das 19h00 na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul – Sala Raúl Solnado.
29 de Setembro:
19h00 | Mostra Competitiva Nacional 1
20h00 | Mostra Competitiva Internacional 1
20h30 | Mostra Competitiva Internacional 2
30 de Setembro:
19h00 | Mostra Competitiva Nacional 2
20h00 | Mostra Competitiva Internacional 3
20h30 | Mostra Competitiva Internacional 4
1 de Outubro:
19h00 | Uma Conversa com Manuel Vilarinho – Retrospectiva Comentada
20h30 | Competição Final